Ecotrackers em Quito, os voluntários ensinando inglês e o protesto dos bandidos

Naqueles dias, ocorreu o ataque de 11 de setembro às Torres Gêmeas e, em seguida, a Guerra do Iraque e a Guerra do Afeganistão começaram a capturar Bin Laden.
Naquela época, o Equador se classificou pela primeira vez em uma Copa do Mundo de Futebol. As pessoas estavam loucas, também naquele ano ganhamos a maratona do Rio de Janeiro no Brasil com Rolando Vera, nossos atletas eram o consolo porque nossos amigos e familiares haviam saído do país.
O Feriado Bancário que atingiu o país em 1999 e esses primeiros meses de dolarização, em que o dólar repeliu o sucre com a promessa de que os preços nunca mais subiriam, produziram uma nova ordem no Equador.
O estranho é que enquanto milhares de equatorianas deixaram o país, principalmente para Espanha e Itália, e foi a primeira migração em massa de mulheres, já que o trabalho possível nesses países era cuidar de idosos e no campo, em Quito a polícia não poderia fabricar placas para o grande número de carros novos.
Aparentemente as pessoas já não tinham confiança nos bancos e preferiam ter o seu dinheiro em algo que pudesse ser facilmente vendido e o que mais facilmente se comprava e vendia eram carros.
No dia em que o Equador se classificou para a Copa do Mundo, saímos com os voluntários, Verónica, minha esposa e minhas filhas que eram as professoras de espanhol dos voluntários para comemorar. Minha segunda filha, Carmen Verónica, a quem apelidamos de MONKITA, conduzia o grupo pela rua Reina Victoria com uma bandeira do Equador, em direção à atual Plaza Fosch, quando um bêbado encostado em um poste tocou rudemente em suas nádegas, o que eu e ela exigimos. O homem era um afegão que ligou para sua família e amigos que agora têm um restaurante chamado Alli Baba, que vieram. Aí começou uma briga, mas um deles puxou uma faca e enfiou no meu braço, aí eles fugiram. Com o braço sangrando, procuramos com a polícia, mas o sangramento não parava, a polícia me levou para o Hospital Eugenio Espejo.
Na emergência do hospital foi necessário que ele me desse sangue e plasma para compensar a grande perda de sangue que eu tinha e isso me causou uma hipovolemia quase fatal por choque, o médico da emergência teve que colapsar a artéria braquial, que é aquele que me cortou aquela manta bêbada.
Quando me senti melhor, fui com a polícia procurar a pessoa que me agrediu, prendi-a e levei-a ao Centro de Detenção Provisória da rua Juan León Mera y Roca. Lá ele pode ver pela primeira vez como a polícia equatoriana era corrupta, os policiais o libertaram depois de receberem dinheiro de um advogado que se dizia advogado da Embaixada do Egito. Hoje a polícia equatoriana está no centro da controvérsia, pois existem narcogenerais, que foram denunciados pelo embaixador dos Estados Unidos no Equador.
Alguns dos voluntários trabalharam em Quito enquanto aprendiam espanhol. O primeiro lugar onde trabalharam foi o Colégio 24 de Maio, onde minhas filhas estudavam. Eles também trabalharam ensinando inglês, ajudando os alunos de turismo da Universidade Central com a pronúncia.
Então assinamos um convênio com a Universidade Central para que nossos voluntários fizessem esse trabalho na Faculdade de Turismo, mas no ano seguinte o governo do Coronel Lucio Gutierrez começou a enfrentar protestos.
Na cidade de Quito, estudantes de direito de universidades privadas começaram a se manifestar contra o governo, porque da esposa aos cunhados do presidente eles eram os donos do país. A mulher do presidente era minha sócia na medicina, e ela cuidava de tudo relacionado a pensão alimentícia, os irmãos e cunhados do presidente eram deputados, o país virou pilhagem familiar.
O presidente prometeu devolver as economias aos depositantes roubados pelo banco falido, mas agora o dólar valia o dobro e a poupança metade. Isso foi aproveitado pelo atual presidente Guillermo Lasso, que na época era embaixador plenipotenciário do presidente Lucio Gutiérrez nos Estados Unidos e no mundo, também era gerente do Banco de Guayaquil, parceiro da Finansur e Cofiec, onde Ecotrackers tinha uma conta.
Guillermo Lasso comprou um dos certificados de depósito por um preço muito reduzido, que eram os papéis que os depositantes de bancos falidos tinham, para que eles devolvessem seu dinheiro, depois os trocou por valores nominais, isso o transformou da noite para o dia no banqueiro mais rico da do país, enquanto a situação econômica dos equatorianos dependia sobretudo das remessas, enviadas por parentes que emigraram.
Num acesso de loucura, o presidente LUCIO GUTIERREZ tentou tomar o Supremo Tribunal de Justiça e trazer de volta Abdalá Bucaram, o político mais odiado pelos habitantes de Quito, que o derrubou em 1996, alimentando os protestos.




El primer golpe bajo al presidente Daniel Noboa

LA NOTICIA DE HOY. Arthur Brown reemplazará a Michael Fitzpatrick en la Embajada de  EE. UU. en Quito. Quito. El Senado de los Estados Uni...