A Teologia da Libertação no Equador.7. Saúde Política e Vida no Meio do Mundo







A chegada de Osvaldo Hurtado ao poder foi o retorno da influência da Igreja Católica, que desde a Revolução Liberal de 1895, liderada por Eloy Alfaro, vivia uma disputa pelo poder e isso com a Aliança para o Progresso, que propagava a religião no campos da Serra e da Amazônia, a Teologia da Libertação ou Igreja Marxista foi propagada nos campos da Costa, como em Esmeraldas, através da OCAME, Organização Camponesa Muisne Esmeraldas, na Serra através de Monsenhor Proaño com suas rádios populares e nas Amazonas, por Monsenhor La Vaca, assassinado pelos indígenas Huaorani, os padres Camelitas e Domicos de Sucumbios, que protegiam as nacionalidades indígenas isoladas ou Taromenani de Orellana, os Josefinos de Tena e Pastaza. os Salesianos de Morona Santiago, as enormes e quase despovoadas províncias amazônicas, que enfrentaram os evangélicos do HCJB, e o Summer Institute of Linguistics.
Em Quito, a Universidade Católica havia abrigado jesuítas argentinos, que fugiam das sangrentas ditaduras argentinas como a de Vileda, na época em que o atual Papa Francisco trabalhava nos bairros pobres de Buenos Aires, sob o terror do Plano Condor, com o sequestro e desaparecimento de milhares de jovens e crianças.
Oswaldo Hurtado, advogado e professor da Universidade Católica, chegou ao poder pelas mãos da Democracia Cristã Alemã, que financiou sua candidatura e da Universidade Católica, como bastião para impedir a difusão da Teologia da Libertação, da qual o Papa João Paulo II II, de origem polonesa e anticomunista, era um inimigo.
Com a chegada de Osvaldo Hurtado ao poder, a Universidade Católica, que na época era a universidade dos ricos, pois com ingresso gratuito nas universidades estatais, a turba velasquista, indígenas, negros pobres e mestiços, mulheres com menos recursos econômicos, ele poderia fazer cursos universitários, então deixou de ser o que eram as universidades até antes de Velasco Ibarra, ponto de encontro dos ricos e de boas famílias de nome, onde os jovens da classe alta encontravam namorados, amigos, parceiros e o partido político que os projeta, que foi o papel da Universidade Central de Quito, da Universidade Estadual de Guayaquil ou da Universidade Azuay de Cuenca.
  Agora esse papel foi assumido por universidades privadas. As primeiras foram as universidades católicas, que se tornaram as protetoras da moral, da fé e das famílias.
As universidades católicas de Quito e Guayaquil tornaram-se o berço da Democracia Popular, que colocou Hurtado, Mahuad e Noboa na presidência.
Nos últimos meses da minha medicina rural em Cabo São Francisco, meu irmão mais velho, vítima do militarismo na década de 70, foi me visitar, tinha uma pistola que minha mãe lhe dera para matar a amante de meu pai, uma alemã com quem teve dois filhos, que disputava o dinheiro do meu pai com a minha mãe, e o amor dele conosco, pois agora também tinham novos filhos.
   Meu pai. Além de suas casas e apartamentos em Quito, comprou uma fazenda de 1.000 hectares, que chamou de Imperio, em Tandapi, freguesia da Via Quito Santo Domingo, a 40 minutos da capital, onde tinham bosques nublados, pássaros, árvores madeireiras e plantas medicinais como sangue de dragão ou quinino, e plantas medicinais como guaviduca ou pedorrera. Lá levei minha avó, que minha mãe havia expulsado da fazenda Conocoto, com ela comecei a produzir plantas medicinais embainhadas, depois que acabou a rural.
  Também descobri que meu irmão tinha diabinhos de fósforo branco, usados ​​em festas para fazer fogos de artifício, mas usados ​​por homens-bomba. Em minha última visita a Quito, antes de terminar minha vida rural no Cabo, contei a minha mãe sobre o problema de meu irmão, pedi a ela que não o obrigasse a ser um assassino e o colocasse em tratamento psiquiátrico, com um de meus professores. de psiquiatria, como ele fez. O problema era que o lítio que ele usava para controlar sua mania-depressão lhe causava impotência, por isso o abandonou, repetindo os episódios maníaco-depressivos, que se complicaram
 quando se dedicou à musculação, para deixar de ser magro, tornando-se muito grande e musculoso, pois usava anabolizantes, mais hormônios masculinos, que complicam o quadro maníaco-depressivo, isso acabou levando a sua morte.
A notícia de sua morte chegou a mim no Cabo, depois que uma horrenda e gigantesca borboleta negra nos acordou no meio da noite, no dia seguinte. A notícia nos fez sair de barco às 3 da tarde, junto com outras 6 pessoas. Verónica estava no sétimo mês de gravidez. Ao sair do barco, onde era a única mulher, o motor encravou num banco de areia. A viagem foi uma Odisséia, na qual quase perdi minha esposa e minha primeira filha, Antonella


El primer golpe bajo al presidente Daniel Noboa

LA NOTICIA DE HOY. Arthur Brown reemplazará a Michael Fitzpatrick en la Embajada de  EE. UU. en Quito. Quito. El Senado de los Estados Uni...