O Plano Condor, a chegada brutal do neoliberalismo na América do Sul Saúde, política e vida no centro do mundo Capítulo 11







O neoliberalismo no Equador foi sobretudo reduzindo o tamanho do Estado, ou seja, menos professores, menos médicos, menos funcionários públicos, menos obras públicas, não foi a privatização de tudo, como no Chile, que até privatizou a água. A razão era que a água era gerida pelas primeiras organizações indígenas e comunitárias chamadas juntas de água potável, e estas eram poderosas, porque tinham uma grande capacidade de mobilização, e eram também a principal fonte de receitas para os municípios e juntas de freguesia, que na época não faziam parte do orçamento geral do estado, mas se autofinanciavam através do pagamento de impostos prediais, alvarás de construção, alvarás de operação e, em alguns casos, como os do município de Quito, com a geração e venda de energia elétrica. O Estado era o principal educador através de escolas, colégios e universidades gratuitas, mas o governo de León Febres Cordero, que oferecia PÃO, TELHADO E EMPREGO, não criou mais escolas, colégios, nem universidades estatais, nem hospitais ou subcentros de saúde, ou estradas, reduziu o investimento do estado, incentivou a criação de faculdades, escolas e universidades privadas com a Igreja Católica tradicional para o ca beza, fez empréstimos a empresários privados, para expandir seus investimentos ou negócios, reduziu impostos, manteve os salários baixos, favoreceu a saída de divisas, a promoção do investimento privado, a lavadores de dinheiro da droga, que com Pablo Escobar e o Cartel de Medellín, muito perto, ele lavou seus dólares no Equador e especuladores financeiros, que se tornaram os principais proprietários de terras, investidores e até banqueiros poderosos como o Isaías. Apoiou os bananeiros, os latifundiários e, sobretudo, os carcinicultores, muitos deles militares ou ex-militares, que invadiram os manguezais, que eram áreas protegidas, e que transformaram o Equador no maior exportador de camarão do mundo.
Era uma realidade diferente do Chile, onde o Estado não era o grande investidor como no Chile, que tinha uma grande infraestrutura rodoviária, portuária e aeroportuária, um grande número de trabalhadores filiados à previdência social, ou seja, funcionários públicos e privados, ou tinham pessoas e empresas riquíssimas, como mineradoras, fruticultoras, pesqueiras, ou empresas estrangeiras interessadas em administrar serviços públicos, como a ITT, a companhia telefônica norte-americana, que participou do golpe contra Allende.
No Equador, o orçamento geral do estado dependia do petróleo do estado, que foi nacionalizado pela ditadura militar de Rodríguez Lara. Empresas privadas exploraram o petróleo, pagando ao Equador um em cada 5 barris extraídos. A empresa estatal CEPE, entregava todo o seu petróleo e receitas ao governo no poder, o oleoduto transequatoriano ou o porto petrolífero, que era gerido pela marinha, eram estatais, e arrendavam os seus serviços, o que dava receitas diretas ao governo.
Diante dessa realidade, León Febres Cordero concentrou sua atividade na perseguição aos esquerdistas, então sacerdotes da Teologia da Libertação, aos estudantes, aos trabalhadores sindicalizados e, sobretudo, aos camponeses que lutaram pela terra, desde os Dois as reformas agrárias, em 1968 e 1974, os transformaram em pequenos proprietários. de Muisne, e seu eterno prefeito.
Febres Cordero considerou os padres da Teologia da Libertação uma ameaça, pelo que prendeu Monsenhor Proaño, bispo de Riobamba, e os padres Graciano e Julián. Julian foi deportado para a Itália, e Graciano foi mantido sob vigilância no bairro de Quito Sur, guardado pelo padre Carolo, que era o pároco dos bairros mais ricos da capital, La Mariscal, La Floresta e González Suárez, que concentravam o maior número de colégios, escolas e universidades particulares, quando a educação se tornou a principal fonte de renda da Igreja Católica.
Eu tinha feito medicina rural no Cabo São Francisco, tinha mulher e filha, mas não tinha emprego. Verónica, minha esposa conseguiu voltar a trabalhar como secretária em Balao, em Esmeraldas e se tornou o sustento da família, isso não se separou, eu ainda estava procurando trabalho ou bolsa de estudos em Quito.
O ingresso gratuito nas universidades estatais e sua gratuidade produziram 10.000 médicos, para uma população de 10 milhões de habitantes, na qual 80% eram camponeses pobres, ou moradores de bairros miseráveis, que não tinham capacidade para adquirir serviços médicos ou remédios, ou que foram abruptamente empobrecidos pelo fenômeno El Niño, que os obrigou inclusive a migrar.A maioria de nós que terminou a universidade se viu desempregada. Aqueles que tinham parentes médicos, vínculos políticos ou parentes funcionários públicos puderam ingressar para trabalhar em hospitais do Ministério da Saúde, Previdência Social ou Previdência Camponesa, os demais, casados ​​como eu, ou solteiros desempregados com ajuda da família, eles tiveram que voltar a ser pós-graduandos dentro ou fora do país, os demais, taxistas, ou empresários em atividades alheias aos estudos. o que está acontecendo hoje com os alunos de pós-graduação no país.
Além disso, eu vivia uma crise familiar, causada pelo suicídio de meu irmão, o ódio de minha mãe por minha avó e eu, fiel aliado de minha avó, por meu pai. para sua amante alemã e seus dois novos filhos, mas meus pais, que viveram brigas eternas, não se divorciaram por questões econômicas, eram muitos bens e dinheiro em jogo, que transformaram a casa deles em um inferno.
A saída dos padres da Teologia da Libertação Graciano e Julián de Muisne e OCAME, mais o assassinato ou morte acidental de seus líderes ou sua corrupção, produziu um colapso da organização, que tirou a possibilidade de continuar trabalhando nos campos, onde Me senti feliz, principalmente em frente ao mar. Bem, meu esporte favorito é nadar e caminhar.
Eduardo Estrella, meu professor de psicologia, que agora também era diretor do recém-criado Museu de Medicina, no antigo Hospital San Juan de Dios, que ajudei coletando informações abundantes sobre plantas medicinais, alimentos nativos e plantas úteis no Canton Muisne , numa altura em que os camponeses tinham de recorrer a alimentos e plantas medicinais esquecidos devido ao encerramento de estradas e comércio, durante um ano, em 1982, quando era médico rural, informação que o ajudou a escrever o seu novo livro, O Pão Da America. Enquanto procurava oportunidades em Quito, ajudei o Museu de História da Medicina, fazendo uma coleção de plantas medicinais andinas e a floresta nublada, onde meu pai era dono de uma propriedade e minha avó, que era uma curandeira andina, vivia como amostradora em o Museu.
O Dr. Eduardo Estrella publicou um livro chamado PROBLEMS SOCIOECONOMICOS DE LA MEDICINA, que memorizei, assim como seu livro Aboriginal Medicine, também, como eu era seu assistente de psicologia médica, na Faculdade de Medicina da Universidade Central me deu o oportunidade de trabalhar como professor de medicina social e da nova escola de Saneamento Ambiental.
A medicina rural durante o Fenômeno El Niño de 1982, me fez entender que a saúde não era apenas um problema físico, psicológico e social, como me ensinaram, era um problema ecológico, um problema religioso, um problema militar, desde o descobrimento da América , que trouxe pragas, novos alimentos, metais, pólvora, navegação, o cavalo, que mudou a forma de se locomover também das doenças, a saúde também foi um problema, um problema econômico, um problema racial, porque os indígenas não tinham imunidade, gênero , ou defesas da idade, mas sobretudo era um problema de comunicação, pois chegou a escrita que mudou a memória e a forma de falar, aprender e compreender a realidade, que era filtrada, ou vista pelas lentes de uma nova religião, a Religião Católica .
  A saúde tornou-se um problema histórico onde o ser humano era o centro, geográfico, onde o planeta terra e o universo eram o centro, e biológico, onde a vida e a água passam de uma era para outra ou possivelmente de um planeta para outro, inicialmente através de cometas, ou possíveis viajantes do espaço, como seres humanos atuais, também foi o centro, para o qual comecei a investigar a história e a geografia da saúde, nas culturas aborígenes e rurais das regiões naturais do Equador, no Museu de História da Medicina e contar aos meus alunos na Escola de Saneamento Ambiental.
  A medicina rural me permitiu entender que a maior riqueza do Equador era sua diversidade cultural, ou seja, seus seres humanos e sua diversidade biológica ou biodiversidade, ou seja, as formas de vida, a informação genética que possuem, agora que a genética é o que é revolucionando a medicina, agricultura, medicina veterinária, etc. que nos trópicos é abundante, não só seu óleo, ou suas bananas como se dizia.
Além disso, eu vivia uma crise familiar, causada pelo suicídio de meu irmão, o ódio de minha mãe por minha avó e eu, fiel aliado de minha avó, por meu pai. para sua amante alemã e seus dois novos filhos, mas meus pais, que viveram brigas eternas, não se divorciaram por questões econômicas, eram muitos bens e dinheiro em jogo, que transformaram a casa deles em um inferno.
A saída dos padres da Teologia da Libertação Graciano e Julián de Muisne e OCAME, mais o assassinato ou morte acidental de seus líderes ou sua corrupção, produziu um colapso da organização, que tirou a possibilidade de continuar trabalhando nos campos, onde Me senti feliz, principalmente em frente ao mar. Bem, meu esporte favorito é nadar e caminhar.
Eduardo Estrella, meu professor de psicologia, que agora também era diretor do recém-criado Museu de Medicina, no antigo Hospital San Juan de Dios, que ajudei coletando informações abundantes sobre plantas medicinais, alimentos nativos e plantas úteis no Canton Muisne , numa altura em que os camponeses tinham de recorrer a alimentos e plantas medicinais esquecidos devido ao encerramento de estradas e comércio, durante um ano, em 1982, quando era médico rural, informação que o ajudou a escrever o seu novo livro, O Pão Da America. Enquanto procurava oportunidades em Quito, ajudei o Museu de História da Medicina, fazendo uma coleção de plantas medicinais andinas e a floresta nublada, onde meu pai era dono de uma propriedade e minha avó, que era uma curandeira andina, vivia como amostradora em o Museu.
O Dr. Eduardo Estrella publicou um livro chamado PROBLEMS SOCIOECONOMICOS DE LA MEDICINA, que memorizei, assim como seu livro Aboriginal Medicine, também, como eu era seu assistente de psicologia médica, na Faculdade de Medicina da Universidade Central me deu o oportunidade de trabalhar como professor de medicina social e da nova escola de Saneamento Ambiental.
A medicina rural durante o Fenômeno El Niño de 1982, me fez entender que a saúde não era apenas um problema físico, psicológico e social, como me ensinaram, era um problema ecológico, um problema religioso, um problema militar, desde o descobrimento da América , que trouxe pestilência, novos alimentos, metais, pólvora, navegação, o cavalo, que mudou a forma de se locomover também das doenças, que a saúde também era um problema econômico, um problema racial, pois os indígenas não tinham defesas imunológicas, de gênero , ou idade, mas acima de tudo era um problema de comunicação, desde que chegaram a escrita e novas linguagens, que mudaram a memória, a forma de falar, aprender e entender a realidade, que foi filtrada, ou vista pelas lentes de uma nova religião , a religião católica.
  A saúde tornou-se um problema histórico, onde os seres humanos eram o centro, um problema geográfico, onde o planeta Terra e o universo eram o centro, e um problema biológico, onde a vida, a água, o ar e a terra que mudaram de uma era para outra e possivelmente de um planeta a outro, inicialmente através de cometas, ou possíveis viajantes do espaço, como os seres humanos atuais, também foi o centro, pelo qual comecei a investigar a história e a geografia da saúde, em culturas aborígenes e povos rurais das regiões naturais do Equador , no Museu de História da Medicina e conto isso para meus alunos da Escola de Saneamento Ambiental.
  A medicina rural e o fenômeno da criança me permitiram entender que a maior riqueza do Equador era sua diversidade cultural, ou seja, seus seres humanos e sua diversidade biológica ou biodiversidade, ou seja, as formas de vida, a informação genética que possuem , agora que a Genética é o que está revolucionando a medicina, a agricultura, a medicina veterinária, etc. que nos trópicos é abundante, não só seu óleo, ou suas bananas, como me disseram.
Hoje que as mudanças climáticas, a extinção, o consumismo, o crescimento da população humana, suas necessidades e a guerra se tornaram as principais ameaças a este planeta, a saúde é algo muito diferente do que aprendi na universidade

El primer golpe bajo al presidente Daniel Noboa

LA NOTICIA DE HOY. Arthur Brown reemplazará a Michael Fitzpatrick en la Embajada de  EE. UU. en Quito. Quito. El Senado de los Estados Uni...